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02 de Dezembro de 2015 à 03 de Dezembro de 2015

SISTEMA DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDA: ESTRATÉGIA E RENTABILIDADE

 

SISTEMA DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDA PARA ESTRATÉGIA E RENTABILIDADE

O CAMINHO PARA ENFRENTAR AMBIENTE ECONÔMICO ADVERSO

Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

São Paulo, 02 e 03 de Dezembro de 2015

A formação dos preços de venda é a decisão chave para obtenção da rentabilidade desejada pelas empresas. Para tanto, é necessário que na sua estruturação todos os objetivos estratégicos da empresa sejam incorporados.

Esta decisão deve contemplar necessariamente a cobertura de todos os custos e despesas da empresa e dar a rentabilidade desejada. 

Por outro lado os custos, despesas e investimentos da empresa devem sempre ser administrados por meio de uma política de gestão de custos, que impliquem no desembolso mínimo para a empresa, e que, em conjunto com a melhor estratégia de precificação, permita a empresa ter a máxima rentabilidade, mesmo dentro de ambientes econômicos adversos como o momento atual da economia brasileira. 

Para atingir esse objetivo dois elementos são fundamentais: qual é o custo unitário de cada produto ou serviço a ser disponibilizado aos clientes e qual é a margem necessária para a empresa atingir a rentabilidade dos sócios ou acionistas.

O conteúdo analítico de informações que forma o sistema de custos é o caminho natural para a estruturação de uma política geral de redução de custos, como o caminho indispensável obter a máxima eficiência das atividades internas da companhia. 

Por outro lado, na formação de preços outros aspectos devem ser observados, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Assim, o conceito de pricing – formação estratégica de preços, deve fazer parte do conjunto de informações para que os preços de venda permitam a maior rentabilidade possível.

O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral dos conceitos, técnicas e modelos de análise de decisão que envolvem custos e  preços de venda dos produtos e serviços, dentro de uma abordagem sistêmica, que sejam encaminhados para a obtenção de maior eficiência e produtividade empresarial, mesmo em ambientes econômicos mais difíceis.

Público-Alvo: Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

Programa:

1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Classificação de custos
  • Outros conceitos de custos
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
  • Exemplos

2 - MÉTODOS DE CUSTEIO

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • Custeio Integral e RKW
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Custeamento direto: aplicações práticas
  • Exemplos numéricos

3 – CUSTOS DE SERVIÇOS

  • Características de empresas de serviços
  • Estrutura dos serviços e processos de execução
  • A questão da capacidade
  • Modelo geral estruturação de custos e preços de venda de serviços
  • Exemplos numéricos

4 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário 
  • Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
  • Como calcular a margem de lucro necessária para incorporação ao preço de venda
  • Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
  • Com apurar o Mark-up 
  • Estruturação do Mark-up nas diversas situações tributárias
  • Exemplos numéricos

5 - GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação estratégica de preços
  • O preço de venda consolidando objetivos e estratégia empresarial
  • Estratégias de marketing para formação de preços de venda (pricing)
  • Utilização de simulação para formar preços de venda
  • Sistema de acompanhamento das decisões de preços de venda
  • Exemplos numéricos

6 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

  • Conceitos necessários
  • Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
  • Análise de Rentabilidade de Produtos
  • Inflação da empresa: o que é, para que serve.
  • Custos para Servir (Cost to serve)

7 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO

  • O que é e como conduzir
  • Modelos existentes e modelo proposto
  • O processo de geração de lucros e criação de valor
  • Administrando o valor agregado dos produtos e serviços
  • Produtividade dos ativos e rentabilidade
  • Custo Padrão e Custo Meta
  • O modelo da Teoria das Restrições
  • Medindo a eficiência dos custos se despesas
  • Introdução ao gerenciamento matricial
  • Introdução ao OBZ - Orçamento base zero 
  • Gestão dos recursos
  • Exemplos numéricos

Carga Horária: 16 horas

Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

Professor de Controladoria e Contabilidade.

Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

 

Autor dos livros:

Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição,  Editora Cengage, 2009;

Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson,  2006;

Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson,  2010;

Análise das Demonstrações Financeiras,  3ª edição, Editora Cengage,  2011;

Controladoria Avançada,  Editora Pioneira Thomson,  2005;

Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;

Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.

Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010 

Informações Úteis: 

Data: 02 e 03 de Dezembro de 2015

Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento

        9h00 às 18h00 - Curso

    2o dia - 8h30 - 17h30 - Curso

Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema 

Investimento: R$3.550,00 (três mil, quinhentos e cinquenta reais). 

Condição Especial para inscrições pagas até o dia 18 de Novembro de 2015: R$ 3.280,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento. 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 2440-5029.

Informações

Data 02/12/2015 à 03/12/2015

Local
Hotel Mercure Moema
Av. Lavandisca, 365
São Paulo - SP

Investimento 3550.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

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