DVW Comunicação

Agenda

24 de Setembro de 2013 à 25 de Setembro de 2013

Sales and Operations Planning

Melhores Práticas e Estratégias de Sales and Operation Planning

São Paulo, 24 e 25 de Setembro de 2013

O processo mensal de S&OP (Sales and Operations Planning) é uma metodologia estruturada e um caminho prático e ordenado para a sincronização da cadeia de abastecimento. Na medida em que o processo é conduzido decisões a respeito de demanda e operações são tomadas para balancear o fluxo entre operações e demanda e alinhar os planos de vendas, produção, estoque, backlog ou estratégia de volume e mix.

O S&OP possui um conjunto de técnicas e processos que ajudam as empresas a atingir um nível superior de desempenho, são técnicas de previsão de vendas, planejamento da demanda, planejamento de recursos, planejamento mestre da produção e demais atividades de planejamento e análise. Este curso mostra o processo de engenharia e administração do S&OP, uma visão geral dos cinco passos do processo mensal, técnicas de planejamento, forecasting, gerenciamento da demanda e KPIs (Key Performance Indicators).

Objetivos do Treinamento:

No final deste curso você será capaz de:

- Compreender o processo integrado de S&OP

- Desempenhar um papel ativo na implantação de um processo de S&OP

- Interagir com as estratégias de gerenciamento da demanda, restrições de fornecimento, planejamento financeiro, políticas de preços e promoções

- Conhecer a importância da integração entre as áreas e o balanceamento entre suprimento e demanda

- Obter visão holística do processo de S&OP, os links e as fronteiras com os processos dos sistemas de planejamento e controle da produção

- Interpretar os principais KPIs para suportar as iniciativas de S&OP

Público:

Coordenadores, gerentes, diretores e presidentes.

Profissionais de supply chain, logística, produção, operações, demand planning, marketing e trade marketing, gerenciamento da demanda, comercial e vendas, compras e suprimentos (sourcing, procurement), projetos, desenvolvimento, engenharia, finanças e orçamento, recursos humanos, forecasting e previsões, planejamento de estoques, business intelligence.

Carga Horária: 16 horas

Programa do Treinamento:

S&OP: Conceitos e Benefícios

  • O que é S&OP
  • Os benefícios do S&OP
  • Como o S&OP conecta os processos da empresa
  • Como o S&OP interage com o ERP
  • Como o S&OP trabalha com a filosofia Lean e Six Sigma

A estrutura e lógica do S&OP

  • Plano de demanda, forecast (previsão), vendas realizadas
  • Plano de produção
  • Backlog, bakorder e stockout
  • Análise do planejado vs. realizado
  • Considerações para novos produtos
  • Estratégia de operações

Supply and demand management

- Gerenciamento da demanda

  • Forecasting (estatístico e colaborativo)
  • Canibalização
  • Promoções
  • Detecção de outliers
  • Ciclo de vida e shelf life

- Materiais

  • Plano de Produção
  • MPS (Master Production Schedule)
  • MRP (Material Requirements Planning)

- Capacidade

  • RRP (Resource Requirements Planning)
  • RCCP (Rough-Cut Capacity Planning)
  • CRP (Capacity Requirements Planning)

O processo mensal de S&OP e a relação com os Sistemas de Planejamento da Produção

  • Obtenção de dados
  • Planejamento da demanda
  • Planejamento de produção e operações
  • Reunião de Pré-S&OP
  • Reunião executiva de S&OP

Como fazer o S&OP funcionar

  • Visão geral do caminho para implementação do S&OP
  • Definição de uma política de S&OP
  • Pontos que precisam existir em uma política de S&OP
  • Níveis de agregação: famílias e subfamílias de produtos ou serviços, Estrutura de itens e locais
  • Designação de responsabilidades
  • Criação de planilhas de S&OP e relatórios

Acompanhamento e controle

  • Indicadores de desempenho
  • Melhores práticas e benchmarking empresarial
  • Melhoria contínua

Instrutor: Professor, consultor e executivo com vasta experiência nas áreas de administração, gestão de operações e produção, supply chain e logística, com passagens em grandes empresas industriais, prestadoras de serviços e consultoria. Possui CPIM pela APICS, MBA executivo em gestão empresarial estratégia pela USP, pós em logística e transportes pela Universidade de Miami (USA), pós em Gestão Estratégica da Logística pela Universidade Católica de Brasília, bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista e Mestrando em Engenharia Mecânica (concentração: Produção) pela Universidade de Taubaté. Atualmente atua como professor assistente na Anhanguera Educacional, Universidade Bandeirante de São Paulo, e instrutor reconhecido APICS para módulos da certificação CPIM.

Informações Úteis

Data: 24 e 25 de setembro de 2013

Horário: 1° dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento

9h00 às 18h00 - Curso ||

2° Dia - 8h30 - 17h30 - Curso

Local: Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365. Moema - SP

Investimento: R$3280,00 (Três mil, duzentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Para inscrições pagas até o dia 31 de julho o valor é reduzido para R$2990,00 (Dois mil, novecentos e noventa reais).

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 2440-5029

Informações

Data 24/09/2013 à 25/09/2013

Local
Mercure Moema
Av. Lavandisca, 365
São Paulo - SP

Investimento 3280.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

Indique para seus amigos


DEPOIMENTOS

“Claro e preciso, esclareceu e me instrumentalizou para trabalhar criticamente junto ao meu contador”

Anelise

GMK Diagnósticos

EVENTOS REALIZADOS

PALAVRAS RELEVANTES

Tributário

Finanças & Economia

Construção Civil

Logística

Auditoria

Gestão Corporativa

Custos e Orçamentos