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Agenda

29 de Outubro de 2016

Processo e Termos para Expatriação

Conheça Passo a Passo os Trâmites para Expatriação de um Executivo Estrangeiro

Experiências e práticas de quem já foi expatriado: Diferenciais de Sucesso na Administração de Ambientes Extremos

Gestão de processos e atividades de suporte ao executivo e família

Parceria das assistentes executivas com a área de Facilites

Recomendações para tornar o processo ágil e eficiente e produtivo para o executivo

Contextualização:

Com as possibilidades crescentes de atuação em outros países por conta da globalização dos negócios, profissionais recebem propostas para atuarem em cargos degestão e liderançacomo desafios em suas carreiras. O processo de expatriação cresce cada vez mais, e é uma possibilidade de viver e conhecer outras culturas dentro domercado de trabalho.

Expatriar é a ação de transferir um profissional, sua família e filhos paraoutra subsidiária da empresa, localizada em outro país e, obviamente, em outra cultura. Antropologicamente, expatriação é um processo complexo de mudança de cultura, que envolverá do executivo expatriado e sua família, a disponibilidade de entrar em contato com novos valores, mitos, tabus, crenças, hábitos e costumes, novas formas de viver, de se expressar, de pensar e de se comportar. Assim, o processo de expatriação, não é somente um processo de mudança de país, mas fundamental e vitalmente de mudança de cultura.

O objetivo das empresas e parceiros é tornar o processo ágil e eficiente, de acordo com os termos da legislação brasileira, e possibilitar que a expatriação seja uma enriquecedora experiência. Será muito importante contar com um time de profissionais experientes, um corpo jurídico próprio e assessores em todo o processo imigratório de estrangeiros para o Brasil, buscando adequar-se às políticas corporativas de cada companhia.

Escopo e soluções propostas:

  • Como o processo de expatriação se inicia em uma empresa e quais são as razões e vantagens em contratação de um profissional estrangeiro?
  • Como a empresa deve se preparar para receber o executivo expatriado, seja sozinho ou com sua família?
  • Como definir as prioridades e a estratégia para um processo ágil e eficiente?
  • Quem participa do processo, do início à finalização e quais pontos deverão ser mantidos como follow up até que se finde um contrato deste nível?

Por que participar deste seminário?

  • Obter as respostas, práticas, facilidades e saber lidar com os desafios impostos por este tipo de atividade, que hoje faz parte do escopo das grandes empresas mundiais;
  • Avaliar a metodologia de preparação do profissional, antecedendo e minimizando o maior número de riscos para si e para sua equipe, especialmente em ambientes extremos (mercados localizados em países ou regiões que sofrem tensões e instabilidades políticas, sociais, de fronteira e em alguns casos, até de guerra.)

Programa:

Os palestrantes tratarão de todos os aspectos listados no processo de expatriação e repatriação, inserindo cases de sucesso e testemunhais

Do convite ao aceite da proposta para trabalhar no exterior e os aspectos legais de expatriação.

  • O RH local, o checklist e planejamento de itens prévios a chegada do Executivo;
  • Contração de empresa terceira de Relocation;
  • Contrato de Trabalho do Executivo e Filial;
  • Auxílio na emissão de diversos documentos para transferência e regularização (passaporte, vistos, documentos oficiais).


Suporte logístico e burocrático ao executivo e sua família para assegurar agilidade e conforto na expatriação.

  • A logística de chegada do Executivo, seja sozinho ou com sua família;
  • A chegada, acomodação temporária, suporte ao Executivo e familiares;
  • O processo de busca de imóvel para a futura residência, visita técnica ao imóvel escolhido, a adaptação do imóvel após a locação, o processo de mudança e acompanhamento do pós-mudança;
  • Contratação de mão de obra para serviços na residência;
  • Suporte à família durante a adaptação na nova residência, treinamento intercultural que engloba a introdução aos serviços na redondeza da residência, indicação de médicos, dentistas, babás, escolas, entre outros itens da nova cultura;
  • A emissão de documentos locais para o Executivo e Familiares (CNH, RNE);
  • Auxílio na aquisição de automóvel, se for o caso;
  • Acompanhamento e suporte da equipe de Facilities de pagamentos pertinentes a residência, bem como a manutenção e reparo no imóvel.

EXPERIÊNCIA DE QUEM FOI EXPATRIADO: Diferenciais de Sucesso na Administração de Ambientes Extremos Projeto Angola.

  • O assunto será retratado por profissional que já vivenciou e foi contratado como um expatriado e além disso, teve a experiência de liderar equipe formada por expatriados neste país cujas condições de vida eram bastante adversas ao que se encontra normalmente em outros países.
  • Auxílio na metodologia de preparação do profissional, antecedendo e minimizando o maior número de riscos para si e para sua equipe;
  • Elaboração de dossiê sobre o local;
  • Tomada de decisão baseada em plano de negócios;
  • Formação da equipe expatriada;
  • Adaptação das equipes expatriada e local;
  • Manutenção da sincronia e motivação da equipe mista;
  • Casos reais de sucesso e insucesso.

O processo de repatriação.

Público-alvo: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Talentos, Secretariado Executivo e Facilities.

Carga horária:8 horas

Instrutores:

Carreira desenvolvida há mais de 22 anos em assessoria a executivos brasileiros e estrangeiros em nível de Presidência, Vice-Presidência e Diretoria. Atuação em empresas como Ferrero do Brasil, Marfrig Global Foods, Holding Matarazzo, Pepsico do Brasil, American Standard, Emerson Inc e em especial, experiência internacional de 4 anos em Angola, onde morou e trabalhou em empresas ligadas diretamente ao Governo e Presidência da República, atendendo a um grande empreendedor e exercendo a função de Secretária Executiva e Diretora Comercial. Graduada em Letras/Inglês – Tradução e Interpretação – PUC/SP. Experiência como professora voluntária no Projeto Formare, trabalhos realizados como professora de línguas estrangeiras em instituições bancárias e escolas de idiomas. Recebeu prêmio entre as 45 melhores secretárias executivas em evento realizado pela Prefeitura de SP.

Carreira desenvolvida há mais de 25 anos em assessoria a executivos brasileiros e estrangeiros em nível de Presidência, Vice-presidência e Diretoria. Atuação em empresas como Marfrig Global Foods, Banco Rabobank International, Grupo Odebrecht, Grupo Camargo Correa, Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Dow Química. Graduada em Letras, Português e Inglês pela UNIP, pós-graduada em Marketing pela UNIP e especialização em Eventos pela FGV. Experiência na área de Marketing como Coordenadora atuando na organização de eventos institucionais e de Endomarketing. Atuação na coordenação de eventos em parceria com a FIESP e órgãos governamentais, com a presença de autoridades civis e militares. Destaca-se suporte a evento em homenagem a Rainha Silvia da Suécia, fundadora da ONG Childhood cuja instituição é presidida no Brasil pela Sra. Rosana Camargo de Arruda Botelho. Agrega atuação como Coordenadora de Facilities/Back Office em instituição financeira.

Angolano, chegou ao Brasil em 1975, refugiado com sua família, devido à Guerra pela Independência Angolana de Portugal.​ Cresceu e estudou no Brasil, formado pela Faculdade de Vinhedo em Administração de Empresas. Atuou em diversas Multinacionais líderes em seus mercados. Possui sólida experiência industrial em processos de reestruturação operacional e normalização de ações. Em sua experiência internacional como Consultor Independente, foi responsável pelo relançamento da produção nacional de medicamentos em Angola, através da reestruturação e modernização da Angomédica– Empresa Estatal detentora dos direitos de produção de medicamentos em território nacional. Dentre outras parcerias, visando o crescimento físico e intelectual da sociedade em que atuava, desenvolveu parceria com a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes, Academia Brasileira de Letras, Andrade & Canellase F.E.S.A. – Fundação Eduardo dos Santos - para a doação de sete mil livros para bibliotecas angolanas.​ Presta consultoria para empresas da S.A.D.C. (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) que buscam investimentos e oportunidades no Brasil.

Informações Úteis:

Data: Sábado,29 de Outubro de 2016

Horário:1° dia- 8h30 às 9h00 - Credenciamento || 9h00 às 18h00 - Curso ||

Local:Mercure Times Square. Av. Jamaris, 100, Moema, SP.

Investimento:R$2150,00. Estão inclusos: certificados, estacionamento, almoço e coffee breaks

Condição Especial para inscrições pagas até dia 14 de Outubro de 2016: R$1.890,00

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 2440-5029.

Informações

Data 29/10/2016

Local
Hotel Mercure Times Square
Av. Jamaris, 100
São Paulo - SP

Investimento 2150.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

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