DVW Comunicação

Agenda

26 de Julho de 2012

PRICING - Estratégias de Precificação

São Paulo, 26 de Julho 2012 - Novotel Ibirapuera

Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A

Apresentação
A decisão sobre preços de venda é a decisão mais importante de uma organização no processo de criação de valor para a empresa e para os acionistas. Por ser a decisão mais importante, ela ambienta-se dentro da estratégia.

Não é possível dissociar a estratégia da política de preços. Excetuando-se algumas situações especiais (preços de commoditties de recursos naturais, por exemplo), todas as empresas, sejam elas industriais, comerciais ou de serviços, tem a possibilidade de trabalhar os preços de seus produtos e serviços de várias maneiras, considerando os diversos clientes, a segmentação dos mercados, a concorrência etc., na busca do melhor resultado econômico empresarial.

Os aspectos mercadológicos e da psicologia do consumidor são fundamentais no processo decisório de decidir sobre os preços de venda. Eles devem ser cuidadosamente estudados para que o valor percebido pelo consumidor seja alcançado.

Os custos dos produtos e serviços são importantes apenas como parâmetros ou pisos de preços. O objetivo da precificação é aumentar a lucratividade dos produtos e a rentabilidade dos acionistas.

Objetivos
O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral das diversas abordagens de precificação, considerando os conceitos mais recentes dos diversos autores e empresas. Dentro do treinamento também serão apresentados modelos para determinação dos preços, bem como a estrutura necessária para acompanhamento dos resultados dos preços obtidos, dentro do objetivo de criação de valor empresarial.

Público alvo
Responsáveis nas empresas pelas decisões de preços, de comercialização e marketing, controllers e gerentes de custos e formação de preços de venda.

Programa

Módulo I – O Poder dos Preços de Venda

  •     Preço e Valor
  •     Criando valor para o Cliente
  •     Preços de Venda, Custos e Lucros
  •     Do valor percebido pelo consumidor para obtenção dos lucros
  •     Preços e estratégia competitiva
  •     O estrategista de preços


Módulo II – Modelos de Decisão para Gestão de Preços de Venda

  •     Decisões orientadas pelo mercado
  •     Decisões orientadas pela Teoria Econômica
  •     Decisões orientadas pelos custos
  •     Precificação e comercialização hedônica


Módulo III – Componentes Mercadológicos dos Preços

  •     Criação de Valor: a fonte da vantagem dos preços
  •     Estrutura de preços
  •     Política de preços
  •     A psicologia da determinação de preços
  •     Compreendendo e usando a elasticidade
  •     Negociando preços com os clienetes
  •     Análisse da indústria e concorrência


Módulo IV– Estruturação do Modelo Geral de Formação de Preços

  •     Como calcular os investimentos necessários para os diversos produtos
  •     Como calcular a margem necessária para os diversos produtos
  •     Como calcular a rentabilidade desejada pelos acionistas e sua aplicação na formação dos preços
  •     A utilização da margem de contribuição para gestão de preços de venda
  •     Aspectos tributários e legais


Módulo V – Implementação Dentro da Organização

  •     Mesa de pricing
  •     Desenvolvendo programas de determinação de preços
  •     Modelo de acompanhamento das decisões de preços
  •     Análise financeira: preços para lucros
  •     Política de preços em um mercado competitivo
  •     Mensurando a sensitividade de preços


Instrutor:  Clóvis Luís Padoveze
Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.
Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.
Professor de Controladoria e Contabilidade.
Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.
Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos.

Autor dos livros:

  • Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;
  • Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
  • Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
  • Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
  • Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
  • Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
  • Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
  • Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
  • Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;
  • Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
  • Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
  • Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
  • Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
  • Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.
  • Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
  • Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

Carga Horária: 8 horas 

Informações Úteis:

Data: 26 de Julho de 2012

Horário: 8h30 às 18h

Local: Novotel São Paulo Ibirapuera - Rua Senna Madureira, 1355

Investimento: R$1.990,00 (mil, novecentos e noventa reais). Estão inclusos:estacionamento, almoço, custos de material, coffee break e certificado.

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 12 de Julho de 2012: R$1790,00 (mil, setecentos e noventa reais).

A DVW reserva-se o direito de alterar o programa sem aviso prévio

Informações

Data 26/07/2012

Local
Novotel Ibirapuera
Rua Sena Madureira, 1355
São Paulo - SP

Investimento 1990.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

Indique para seus amigos


DEPOIMENTOS

“Claro e preciso, esclareceu e me instrumentalizou para trabalhar criticamente junto ao meu contador”

Anelise

GMK Diagnósticos

EVENTOS REALIZADOS

PALAVRAS RELEVANTES

Tributário

Finanças & Economia

Construção Civil

Logística

Auditoria

Gestão Corporativa

Custos e Orçamentos