DVW Comunicação

Agenda

23 de Maio de 2012 à 00 de de 0000

Formação de Preços de Venda de Produtos e Serviços

Ministrado pelo Prof. Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A

São Paulo, 23 de Maio de 2012 Novotel Ibirapuera

A definição dos preços de venda dos produtos e serviços de uma empresa é a decisão mais importante que a empresa faz para a obtenção do lucro e rentabilidade desejada. As variáveis que afetam os preços de venda são inúmeras, desde o mercado pressionando preços, a possibilidade de atuação do marketing criando preços diferenciados entre outras e logicamente, dos custos dos produtos e serviços.

Independente do segmento de atuação da empresa, o parâmetro inicial e fundamental para a definição e determinação dos preços de venda dos produtos e serviços é o seu custo e sua estrutura de despesas e margem desejada.

Este treinamento tem com o objetivo mostrar como se deve estruturar os preços de vendas dos produtos e serviços, considerando os fatores essenciais como a rentabilidade desejada, a capacidade operacional, a estrutura de custos e despesas, e a estrutura tributária do segmento de atuação.

Após definido o parâmetro de preços de venda, partindo de seus custos, despesas e rentabilidade desejada, a empresa poderá utilizar os demais instrumentos de política de preços, como segmentação de mercado, diferenciação, custo meta, dentro de um ambiente de simulação.

Programa:
Parte 1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Classificação de custos
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
  • Exemplo

Parte 2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Exemplos numéricos

Parte 3 – CUSTO PADRÃO

  • O que é e para que serve: validade atual
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
  • Análise das variações: a real necessidade
  • Exemplos numéricos

Parte 4 - CUSTOS DE SERVIÇOS

  • Tipos de serviços
  • Características dos serviços
  • Estrutura do Serviço e Processo de Execução
  • A questão da capacidade
  • Exemplos numéricos

Parte 5 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário
  • Formação estratégica de preços
  • Custo meta: o que é e como calcular
  • Utilização de simulação para formar preços de venda
  • Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
  • Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
  • A questão do Mark-up para diversas tributações
  • Exemplos numéricos

Parte 6 – ANÁLISES DE PREÇOS E CUSTOS

  • Conceitos necessários
  • Análise de Rentabilidade de Produtos
  • Custos para Servir (Cost to serve)
  • Análise multidimensional
  • A utilização de softwares para análises de preços e custos

Público Alvo:
Diretores e Gerentes Financeiros e de Controladoria e Contabilidade e profissionais ligados às áreas de Planejamento Estratégico, Planejamento Operacional, Business Plan, Tesouraria, Contabilidade, Projetos e Análise de Investimentos.

Carga Horária: 8 horas

Instrutor: Clóvis Luís Padoveze
Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.
Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.
Professor de Controladoria e Contabilidade.
Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.
Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

Autor dos livros:
Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;
Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;
Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.
Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

A DVW reserva-se o direito de alterar o programa sem aviso prévio

Informações

Data 23/05/2012

Local
Novotel Ibirapuera
Rua Sena Madureira, 1355
São Paulo - SP

Investimento 0.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

Indique para seus amigos


DEPOIMENTOS

“Claro e preciso, esclareceu e me instrumentalizou para trabalhar criticamente junto ao meu contador”

Anelise

GMK Diagnósticos

EVENTOS REALIZADOS

PALAVRAS RELEVANTES

Tributário

Finanças & Economia

Construção Civil

Logística

Auditoria

Gestão Corporativa

Custos e Orçamentos