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Agenda

25 de Maio de 2015 à 26 de Maio de 2015

Estruturação do Sistema de Custos e Formação de Preço de venda

Estruturação e Aperfeiçoamento do Sistema de Custos e

Formação de Preço de Venda

Controle e Redução de Custos – Otimização de Recursos – Análise precisa de Custos para Formação de Preço de Venda

Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

São Paulo, 25 e 26 de Maio de 2015

A formação dos preços de venda é a decisão chave para obtenção da rentabilidade desejada pelas empresas. Para tanto, é necessário que na sua estruturação todos os objetivos estratégicos da empresa sejam incorporados.

Esta decisão deve contemplar necessariamente a cobertura de todos os custos e despesas da empresa e dar a rentabilidade desejada.

Para atingir esse objetivo dois elementos são fundamentais: qual é o custo unitário de cada produto ou serviço a ser disponibilizado aos clientes e qual é a margem necessária para a empresa atingir a rentabilidade dos sócios ou acionistas.

O sistema de custo, em conjunto com os sistemas de contabilidade e orçamento, é o sistema que tem todas as informações necessárias para o processo de custeamento unitário e formação dos preços de venda dos produtos e serviços.

Por outro lado, na formação de preços outros aspectos devem ser observados, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Assim, o conceito de pricing – formação estratégica de preços, deve fazer parte do conjunto de informações para que os preços de venda permitam a maior rentabilidade possível.

O sistema de custo incorpora as decisões da empresa em relação aos métodos e formas de custeio que devem ser adotados para apuração e controle do custo dos produtos. Assim, é necessário compreender as vantagens e limitações dos métodos de custeio, como o Custeamento ABC, o custo padrão, o custeamento por absorção, o custeamento direto/variável, o modelo de margem de contribuição etc.

O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral dos conceitos, técnicas e modelos de análise de decisão para apuração do custo unitário e formação dos preços de venda dos produtos, dentro de uma abordagem sistêmica.

Público-Alvo: Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

Programa Completo:

Parte 1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Classificação de custos
  • Outros conceitos de custos
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
  • Exemplos

Parte 2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • Custeio Integral e RKW
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Custeamento direto: aplicações práticas
  • Exemplos numéricos

Parte 3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS

  • Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
  • O sistema de custos e o ERP
  • Contabilização
  • Acumulação por Ordem e Processo
  • Exemplos numéricos

Parte 4 – CUSTO PADRÃO

  • O que é e para que serve: validade atual
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
  • Análise das variações: a real necessidade
  • Custo de reposição
  • Exemplos numéricos

Parte 5 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário
  • Custo meta: o que é e como calcular
  • Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
  • Como calcular a margem de lucro necessária para incorporação ao preço de venda
  • Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
  • Com apurar o Mark-up
  • Estruturação do Mark-up nas diversas situações tributárias
  • Exemplos numéricos

Parte 6 - GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação estratégica de preços
  • O preço de venda consolidando objetivos e estratégia empresarial
  • Estratégias de marketing para formação de preços de venda
  • Utilização de simulação para formar preços de venda
  • Sistema de acompanhamento das decisões de preços de venda
  • Exemplos numéricos

Parte 7 - CUSTOS E PREÇOS DE SERVIÇOS

  • Tipos de serviços
  • Características dos serviços
  • Estrutura do Serviço e Processo de Execução
  • A questão da capacidade
  • Exemplos numéricos de custos de serviços
  • Exemplos numéricos de formação de preços de venda de serviços

Parte 8 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

  • Conceitos necessários
  • Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
  • Análise de Rentabilidade de Produtos
  • Inflação da empresa: o que é, para que serve.
  • Custos para Servir (Cost to serve)

Parte 9 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS

  • O que é e como conduzir
  • Modelos existentes e modelo proposto
  • Gestão dos recursos
  • Exemplos numéricos

Duração: 16 horas

Sobre o Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

Professor de Controladoria e Contabilidade.

Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

Autor dos livros:

  1. Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012;
  2. Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  3. Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
  4. Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
  5. Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
  6. Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
  7. Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
  8. Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
  9. Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  10. Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
  1. Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
  2. Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012;
  3. Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
  4. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
  5. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
  6. Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
  7. Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010
  8. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
  9. Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010
  10. Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011
  11. Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012
  12. Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013
  13. Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013

Informações Úteis:

Data: 25 e 26 de Maio de 2015

Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento

9h00 às 18h00 - Curso

2o dia - 8h30 - 17h30 - Curso

Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema

Investimento: R$3.530,00 (três mil, quinhentos e trinta reais).Condição Especial para inscrições pagas até o dia 12 de Maio de 2015: R$ 3.280,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 2440-5029 ou através do e-mail vitoria@treinamentoscorp.com

Informações

Data 25/05/2015 à 26/05/2015

Local
Hotel Mercure Moema
Av. Lavandisca, 365
São Paulo - SP

Investimento 3550.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

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