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Agenda

20 de Outubro de 2016 à 21 de Outubro de 2016

Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos

Redução de Custos e Maximização de Lucro sob um Olhar Estratégico

20 e 21 de Outubro de 2016

Apresentação:

Na atual conjuntura de redução obrigatória de custos, as empresas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em pratica sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa.

O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de formaestratégicae sustentável

Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos.

Pré-requisito: curso superior, mínimo de 1 ano na empresa, 5 anos de mercado.

Carga horária: 16 horas.

Conteúdo Programático

Módulo I: Da análise de mercado ao plano de ação.

  • Neste módulo vamos entender o enorme esforço administrativo e gerencial necessário para definir e executar uma boa estratégia e como podemos destruir valor de uma empresa ignorando a relação entre nossas decisões diárias e a percepção dos consumidores a médio e longo prazos.

Avaliando os benefícios e restrições de aplicação dos conceitos de estratégia e oportunidade, disciplina e flexibilidade. Eles podem e devem conviver.

  • O que é estratégia? Que elementos devem estar presentes em uma estratégia? Porque é tão importante haver uma estratégia clara e disseminada na empresa?
  • Como lidar com as oportunidades de mercado sem prejudicar a estratégia? Diferenças entre inovação e flexibilidade. A sala de guerra e a área de projetos especiais. O nível de aprovação.

Exercite a análise de entendimento de um mercado.

  • Porque é tão difícil praticar estratégia no Brasil: as limitações externas e internas às empresas que precisamos conhecer e entender.
  • Aplicando as ferramentas básicas imutáveis para compreensão do mercado: as 5 forças de Porter. A base para uma boa estratégia é um bom entendimento do mercado, de forma a permitir debates internos construtivos sobre como ser eficaz e eficiente.

Como a sua empresa deveria estar posicionada na cabeça dos clientes? E como está?

  • O que é posicionamento? Como e porque escolher um posicionamento?
  • A parte mais importante de um planejamento estratégico: definindo mercados de atuação e público-alvo.
  • O que os clientes realmente compram além de produtos e serviços? Há diferenças comportamentais entre B2C e B2B?

Transformando a estratégia em ações práticas.

  • Quais as competências que a empresa precisa desenvolver e manter? Como elas se aplicam a produtos e serviços?
  • O que a análise concorrencial pode nos trazer de informação? SWOT como ferramenta.
  • Finalizando com a revisão e priorização de projetos e ações a serem executados nos próximos ciclos orçamentários. A base para entrega de eficácia de mercado e eficiência financeira.

Módulo II: Produzindo eficiência financeira alinhada à estratégia.

Neste modulo vamos discutir como identificar custos a serem reduzidos além dos “culpados de sempre” (administrativos, de vendas e back-office) identificando outros custos que podem ser reduzidos (como custos operacionais, prestadores de serviços, e outros) e definindo quem/como/quando para a redução de custos sustentáveis.

Ferramentas para identificação e redução de custos.

  • Revisão de custos: a investigação dos custos e seus inter-relacionamentos através da revisão do balanço analítico
  • Identificação de drivers de custos e da cultura/comportamentos ligados a custos
  • Revisão do histórico de custos com fornecedores de produtos e serviços e identificação de “vazamentos” que possam ser evitados.
  • Definição do que é o "dono" de cada classe de custos e do estabelecimento de uma cultura de redução de custos.
  • Definição de targets quantitativos para a redução dos custos e um plano de "quem/como/quando”. Como ligar estes targets com o programa de remuneração do RH.
  • Revisão de algumas ferramentas usuais: Classificação ABC de custos; administração de resultados; bencmarking.

Definição de métricas e indicadores

  • Definindo a melhor metrica para a sua empresa e seu departamento de forma integrada com os processos da empresa. Quais indicadores podem ser automatizados e quais terão que ser controlados manualmente.
  • Definindo a governança do processo: quem/como/quando vai ser responsável pelos indicadores e monitoramento. Periodicidade de reuniões e apresentação de resultados

Fechando o processo

  • Governança: como envoler todos os níveis da empresa, e principalmente os níveis mais altos.
  • Como tornar o processo de redução de custos uma atividade de rotina na empresa.
  • Os aspectos humanos: identificar os efeitos do processo nas pessoas e como mitigar seus impactos é parte importante do sucesso de um programa de redução de custos.

Módulo III: Muitas e diferentes cabeças pensam melhor do que uma.

  • Neste pequeno módulo de encerramento iremos abordar a importância da diversidade e renovação no processo mental e analítico para revisão estratégica e redução de custos nas empresas.

Definição da equipe estratégica multidisciplinar para tratar o tema na empresa.

  • A importância do grupo multidisciplinar.
  • Não somos iguais. Perfis de personalidade (MBTA).

Instrutores:

Marcelo Lessa - Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção (USP) e MBA (Ivey Business School) e especializações nas Universidades de Harvard e de Stanford. Foi CFO Da Bunge, multinacional do agronegócio, e Head de Agronegócio para o Brasil da International Finance Corporation, do Banco Mundial. Vasta experiência em negócios emváriospaíses da América Latina e África.Especializado em gestão financeira, reestruturação de processos e estruturação de financiamentos. Foco em Agronegócio, Mercado Financeiro e Infraestrutura.

Mauricio C. D"Amico - Experiência de mais de 30 anos em planejamento estratégico de segmentos e produtos, principalmente no sistema financeiro e de pagamentos com uma sólida formação em Engenharia Aeronáutica pelo ITA e MBA"s em administração de empresas e gestão de investimentos pessoais. Atuou como executivo de empresas como Citibank, BankBoston e Sem Parar e como consultor, sendo um dos sócios fundadores da Gestão Origami, que une estratégia com sustentabilidade.

Seu mais recente resultado foi a concepção, desenvolvimento e implementação do sistema de abastecimento automático Shell-SemParar.

Informações Úteis:

Data: 20e 21 de Outubro de 2016

Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento

9h00 às 18h00 - Curso

Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP

Investimento: R$3550,00 (três mil, quinhentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 6 de outubro, o investimento será reduzido para R$3.280,00 (três mil, duzentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Informações

Data 20/10/2016 à 21/10/2016

Local
Hotel Mercure Moema
Av. Lavandisca, 365
São Paulo - SP

Investimento 2750.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

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