DVW Comunicação

Agenda

24 de Outubro de 2012 à 25 de Outubro de 2012

DASHBOARD – Como Criar Painéis de Controle no Excel

DASHBOARD – Como Criar Painéis de Controle no Excel

São Paulo, 24 e 25 de Outubro de 2012 - Novotel Ibirapuera

Dashboard ou painel de controle é uma ferramenta que centraliza as principais informações que se deseja analisar em uma mesma área de trabalho, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisões em tempo real. Essas informações geralmente são provenientes de extensas bases de dados da empresa. Como tratá-las e apresentá-las de forma clara e coerente é a finalidade principal da elaboração de um Dashboard.

Assim, o objetivo desse treinamento é, além de estimular a criatividade do aluno, apresentar técnicas, funções e ferramentas do aplicativo Microsoft Excel© aplicáveis na elaboração desses painéis.  O conteúdo do treinamento será sempre baseado em casos práticos para reforçar o aprendizado.

Público Alvo

Profissionais que já utilizam o Excel e desejam criar painéis de controle utilizando diversos recursos e técnicas avançadas do aplicativo Excel.

Pré-Requisito

É necessário que o participante possua conhecimento de nível intermediário no Aplicativo Microsoft Excel ©.

Resultados Esperados

► Construção de Dashboards sofisticados, com eficiência e aparência profissional. 

► Organização de informações de forma coerente que facilitem a elaboração do painel.

► Criação de gráficos personalizados que facilitem o acompanhamento das informações. 

► Utilização de botões para flexibilizar o uso do painel, podendo pedir qualquer período desejado. 

► Utilização de funções e conceitos avançados do Excel para uso não somente em Dashboards, mas também para outras funcionalidades em planilha.

Conteúdo Programático

■      Introdução

  • O que são Painéis de Controle ou Dashboards e suas vantagens
  • Exemplos de dashboards
  • Requisitos para sua elaboração
  • Como organizar os dados para obter o resultado final
  • Escolhendo os indicadores de interesse
  • Outras dicas do Instrutor

■      Uso de Fórmulas e Funções de Planilha no Dashboard

  • Utilizando o conceito de Concatenação em fórmulas
  • As funções do Excel que permitem dar alto desempenho ao painel
    • Funções de procura: PROCV, PROCH, INDICE, CORRESP
    • Funções estatísticas: MAIOR, MENOR, ORDEM, SOMASE, CONT.SE
    • Funções lógicas: SE,  E,  OU
    • Funções Texto: REPT, TEXTO
  • Sintaxes das funções e aplicações práticas
  • Exercícios com as funções escolhidas

■      Adicionando Botões e Comandos de Controle

 

  •  
    • O que são objetos de controle de formulário
    • Onde estão e como utilizá-los
    • Configurando os botões a associando ao painel
    • Utilizando uma Caixa de Combinação
    • Utilizando um Grupo de botões de Opção
    • Utilizando Botões de Seleção

■      Elaboração e Utilização de Gráficos 

 

  •  
    • A elaboração de gráfico será um assunto explorado intensamente neste treinamento
    • A importância da apresentação de gráficos no painel
    • Os principais tipos de gráficos do Excel
    • Criando os gráficos passo a passo (seleção de dados e aparência)
    • Utilizando opções avançadas de gráficos
    • Inserindo o gráfico ao painel
    • Diversas dicas sobre gráficos do Excel

■      Ferramentas do Excel para Melhorar o Desempenho do DASHBOARD

  •  
    •  Utilização de formatação condicional avançada
    • Aplicando validação de dados
    • Utilizando o conceito de concatenação em fórmulas e textos
    • Utilização de imagens e autoformas
    • Utilização de fontes Wingdings e Webdings

 

■      Recursos para Proteção do DASHBOARD

  • Protegendo o Dashboard contra alterações do conteúdo e da formatação.
  • Protegendo o Dashboard, mas deixando algumas células livres para alterações.
  • Ocultando as fórmulas para que não sejam vistas.

■      Outras Técnicas que Serão Apresentadas

 

  •  
    • Convertendo dados em imagens
    • Vinculando imagens a células de planilha
    • Personalizando o Excel para melhorar a aparência do Dashboard
    • Utilizando intervalos de células nomeadas
    • Utilizando fórmulas nomeadas
    • Diversas dicas do Consultor

■      Caso Prático

  • Será elaborado um painel de controle (dashboard) completo, utilizando todos com conceitos e recursos apresentados no treinamento.

Carga Horária: 16 horas

Instrutor:  

Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná e Pós-Graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP.

Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA e Access-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro.

Há 12 anos é professor especializado em Visual Basic, SQL e integração com VBA do Microsoft Office (Excel, Access, Word, Outlook e PowerPoint).

Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 200 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país: FIAT AUTOMÓVEIS, CONSTRUTORA CAMARGO CORRÊA, REDE GLOBO(SP), PARAMOUNT FILMES, PETROBRAS, ELETROBRAS, TRANSPETRO, VALE, BNDES, BANCO DO BRASIL, CITROSUCO, BRASKEN , JOHNSON, SAMARCO, HONDA MOTOS, AMERICAN EXPRESS, CEMIG, entre outras.

OS PARTICIPANTES DEVEM LEVAR NOTEBOOK COM EXCEL 2007 OU 2010

Informações Úteis:

Data: 24 e 25 de Outubro de 2012

Horário:     24 de Outubro - 9h às 18h

                 25  de Outubro- 8h30 - 17h30

Local: Novotel São Paulo Ibirapuera - Rua Sena Madureira, 1355

Investimento: R$ 2.350,00 (dois mil trezentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break e certificado.

Condição Especial para inscrições pagas até o dia 10 de Outubro de 2012: R$2.150,00 (dois mil cento e cinquenta reais).

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 2440-5029 ou através do e-mail atendimento@dvwnetworking.com.br

A DVW reserva-se o direito de alterar o programa sem aviso prévio.

Informações

Data 24/10/2012 à 25/10/2012

Local
Novotel Ibirapuera
Rua Sena Madureira, 1355
São Paulo - SP

Investimento 2350.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

Indique para seus amigos


DEPOIMENTOS

“Claro e preciso, esclareceu e me instrumentalizou para trabalhar criticamente junto ao meu contador”

Anelise

GMK Diagnósticos

EVENTOS REALIZADOS

PALAVRAS RELEVANTES

Tributário

Finanças & Economia

Construção Civil

Logística

Auditoria

Gestão Corporativa

Custos e Orçamentos