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Agenda

26 de Abril de 2012 à 27 de Abril de 2012

BPM – Gestão de Processos de Negócio

São Paulo, 26 e 27 de Abril 2012 Quality Suites Bela Cintra

O Business Process Management (BPM), ou Gerenciamento de Processos de Negócios, tem como objetivo prover o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia (os processos são a execução da estratégia), os objetivos e a cadeia de valor das organizações.

O conceito de BPM é muito mais abrangente que simplesmente uma técnica que propicie a automação de tarefas. É a melhor alternativa para os gestores interessados em alavancar os resultados de suas empresas através de uma metodologia que possui um ciclo de vida que vai desde o diagnóstico até a implantação de melhoria contínua. O BPM é uma metodologia de otimização de processos avançada, que se desenvolveu e evoluiu a partir das experiências duas ondas anteriores (Gestão pela Qualidade Total e BPR). As ferramentas de software utilizadas para automação dos processos são desejáveis, porém não devem ser o foco. O foco deve ser a melhoria dos processos de negócios para que as organizações possam alcançar os resultados esperados do negócio: lucratividade, satisfação dos clientes, otimização de custos etc.

Outro ponto de atenção é que implantar o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) em uma empresa não é simples, não é rápido, envolve mudança de comportamento das pessoas e comprometimento da alta administração.

Por último, o uso da metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócios se torna essencial para o sucesso de um projeto de implantação de BPM.

O Gerenciamento de Processos de Negócios utiliza as melhores práticas de gestão, tais como: o mapeamento dos processos, a modelagem, a definição do nível de maturidade, a documentação, o plano de comunicação, a automação, o monitoramento através de indicadores de desempenho e o ciclo de melhoria contínua. O objetivo é a melhoria contínua dos processos para se atingir os resultados esperados.

Essas práticas aplicadas ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e assim faz com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos e aumento da satisfação dos clientes através de produtos e serviços com níveis superiores de qualidade.

Descrição:
Este treinamento fornece uma introdução aos princípios e etapas que compõem a Gestão de Processos de Negócio.
Os participantes aprenderão as etapas do ciclo de vida da Gestão de Processos de Negócio e as técnicas de uma metodologia básica para executar o BPM.
A abordagem do curso é teórica e prática orientada às necessidades dos participantes sobre o assunto de forma que os conceitos aprendidos possam ser imediatamente aplicados no dia-a-dia.

Público Alvo

  • Profissionais que desejem conhecer princípios e metodologia básica para a Gestão de Processos de Negócio;
  • Analistas de negócio e gerentes de projetos;
  • Analistas e gestores de processos de negócio;
  • Coordenadores e responsáveis pela gestão, planejamento e otimização de processos de negócio;
  • Profissionais de TI envolvidos no desenvolvimento de sistemas para apoio a processos de negócio.

Objetivos do Treinamento:

  • Explicar conceitos, definições e benefícios da implantação da gestão de processos de negócio;
  • Introduzir os conceitos básicos, princípios e técnicas de uma metodologia BPM de Gestão de Processos de Negócio;
  • Fornecer habilidades básicas nas técnicas de gestão de processos;

Programa do Curso
Módulo I – Processos de Negócio

  • Conceitos Básicos
  • Processos de Negócio
  • Metodologia e CMM
  • Benefícios da Gestão de Processos de Negócio (BPM)

Módulo II – Visão Corporativa

  • Contexto Corporativo
  • Modelagem
  • Desempenho
  • Governança e Arquitetura
  • Equipe BPM

Módulo III – Visão Operacional

  • Metodologia
  • Diagnóstico e Análise
  • Redesenho
  • Implantação, Monitoramento e Gestão

Módulo IV – Visão Habilitadora

  • Projetos de TI
  • Projetos de RH
  • Outros Projetos Habilitadores
  • Conclusão

Carga Horária: 16 horas

Instrutora: Angélica Aparecida Regazzini, CBPP
Certificada como CBPP pela ABPMP e como Business Process Management Professional pela Boston University. Pós-Graduada em Derivativos pela BM&F, formada em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP. Possui treinamentos específicos em Gerenciamento de Riscos Operacionais – IBCB e Gerenciamento de Projetos – Impacta. Atuou como gerente de projetos de revisão, reengenharia e gestão de processos utilizando metodologia proprietária aderente aos conceitos do BPM CBOK e baseada em metodologia internacional de gestão de processos de negócio, em empresas financeiras, de telecomunicação, mineradoras, entre outras. Gerenciou projetos integrados para implantação de processos redesenhados abrangendo áreas habilitadoras como tecnologia, contas a pagar, contas a receber, faturamento, recursos humanos e marketing. Por mais de 15 anos foi gerente de projetos e produtos em instituições como BankBoston Banco Múltiplo S.A, Brasil Aconselhamento Financeiro S.A. (Banco do Brasil) e Maxblue Investimentos DTVM S.A. F oi gerente de marketing do Banco Real S.A – Grupo Santander. Atualmente é sócia da OMConsulting, empresa especializada em Gestão de Processos de Negócio, Gestão de Contratos e SLA/SLM.

A DVW reserva-se o direito de alterar o programa sem aviso prévio

Informações

Data 26/04/2012 à 27/04/2012

Local
Quality Suites Bela Cintra
Rua Bela Cintra, 521
São Paulo - SP

Investimento 0.00

Atendimento
contato@dvw.net.br

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